Na manhã do dia 1º de Maio, feriado do dia do trabalhador, o Olaria Atlético Clube homenageou os seus ex-atletas pela conquista da Taça de Bronze.
No Salão Nobre do Olaria Atlético Clube, foi comemorado os 40 anos pela conquista da Taça de Bronze de 1981, equivalente a série C do campeonato Brasileiro.
O ato solene foi iniciado pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Jorge Cabo, que solicitou 1`(um) minuto de silêncio pelas inúmeras mortes pela COVID 19, após, foi executado o Hino Nacional e na sequência, o nosso glorioso hino do Olaria A.C.
O Presidente do clube Sr. Lenivaldo Gomes da Silva, agradece à todos os convidados presentes e principalmente aos ex-atletas que fizeram parte da conquista do título e marcaram uma história no clube.
Foi dada a palavra aos Sr. Pedro Paulo Vital, historiador do clube; ao Preparador Físico daquele time campeão, Toninho Barroso; ao escritor e autor do livro “A conquista da Taça de Bronze” Marcelo Paes; ao capitão do time campeão, o zagueiro Mauro e ao Vereador Rogério Amorim, onde todos enalteceram a grandeza e a importância do O.A.C, do que o clube representa pra região da Leopoldina e para o Rio de Janeiro, um clube com uma história no cenário nacional, com muita tradição e glória, e todos agradeceram aos ex-jogadores que ali estavam pelo que representam para o O.A.C e com o nome de cada um marcado no clube.
Todos os ex-jogadores e comissão técnica foram presenteados com a camisa do Olaria, medalha comemorativa dos 40 anos, livro "Histórias de um centenário" escrito por Pedro Paulo Vital.
São eles: Aurê, Paulo Ramos, Jairo, Cavalcante, Cláudio, Chiquinho, Manissera, Mauro, Catinha, Leandro, Edvaldo, Baiano, Índio, Lulinha e Toninho Barroso.
Estiveram presentes tambem diversos Diretores, Beneméritos, Conselheiros e sócios, além de alguns convidados de honra, como o Sr. Mendes (Comandante do CIAA da Marinha do Brasil); Dr Galvão (Hospital Daniel Lipp); Marcelo Paes (Escritor/autor do livro "A conquista da Taça de Broze") e do Vereador Rogério Amorim.
O grande momento da comemoração, foi quando o Capitão Mauro, ao lado dos atletas campeões, levantou novamente a Taça de Bronze de 1981. Um gesto que emocionou à todos os presentes no evento.
JOGOS DO TÍTULO
IDA: Dia 25/04/1981
Estádio Mané Garrincha – Bairro Mar. Hermes-RJ
Árbitro: Nei Andrade Maia (BA)
OLARIA 4x0 SANTO AMARO(PE)
OLARIA - Hilton, Paulo Ramos, Pino, Marcos, Gilmar (Edvaldo), Ricardo, Lulinha, Leandro, Chiquinho, Sérgio Luís (Aurê) e Zeíca. Técnico: Duque
SANTO AMARO(PE) - Pimenta, Lula, Figueiroa, Moacir, Zuza, Rubem, Luís Carlos, Valtinho, Savinho, Fabinho e Eliel. Técnico: Rubem Salem
Gols do Olaria: Chiquinho aos 13’ (1º T); Zé Ica aos 14’ (2º T) e Leandro aos 23’ e 25’ (2º T)
Cartão Amarelo: Sérgio Luís e Serginho (OLA); Savinho (SA)
Cartão Vermelho: Zeíca (OLA)
VOLTA: Dia 01/05/1981
Estádio do Arruda(PE)
SANTO AMARO(PE) 1x0 OLARIA
Árbitro: José Leandro Serpa (CE)
SANTO AMARO(PE) - Pimenta, Lula, Figueiroa, Moacir, Zuza, Luís Carlos, Savinho, Betuca (Rubem), Fabinho, Eliel e Birino (Derivaldo). Técnico: Rubem Salem
OLARIA - Hilton, Paulo Ramos, Salvador, Mauro, Gilmar, Ricardo, Lulinha, Leandro (Serginho), Chiquinho, Orlando e Aurê (Nunes). Técnico: Duque
Gol do Santo Amaro(PE): Derivaldo aos 35’ (2º T)
Cartão Amarelo: Moacir e Zuza (SA); Nunes (OLA)
O Olaria teve o ataque mais positivo da competição com 14 gols. Os principais artilheiros do Olaria na competição: Zeíca e Leandro com 4 gols e Sérgio Luís e Chiquinho com 2 gols.
Por: Arthur Neto/Luiz Cláudio Colão